CAPACITAÇÃO DE EQUIPE – TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO

Na última quarta-feira (24) a Academia de Futebol do Palmeiras – Unidade Panamby recebeu a Psicóloga Marilene Consiglio para um treinamento sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento. O objetivo era preparar e alinhar o corpo técnico e diretivo para trabalhar com as crianças que possuem alguma deficiência intelectual, seja ela acompanhada de alterações físicas, como no caso da Síndrome de Down ou puramente cognitiva e/ou intelectual.

Foram abordadas condições como Transtorno de Ansiedade, Depressão, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, entre outros. Com o treinamento, nossos profissionais estão mais preparados para realizar a verdadeira inclusão para as crianças e adolescentes. Incluir esses alunos no dia-a-dia da escola de futebol não é simplesmente aceitá-los e deixá-los realizarem as atividades sem supervisão técnica apropriada. É necessário estar atento e ter o conhecimento específico das necessidades que cada condição implica no processo pedagógico e técnico. Os alunos serão incentivados à realizarem as atividades dentro de suas limitações.

A participação em atividades esportivas e recreativas promove a inclusão e a qualidade de vida de pessoas com algum tipo de deficiência. A inclusão social em si pode ser definida como a conexão proposital do indivíduo com seu ambiente social, em vez de estar puramente presente no cenário. Assim, esperamos que os benefícios da inclusão se estendam a todos, pois a experiência enriquecedora de trabalharmos juntos pode nos mostrar o que está sintetizado em uma frase bem conhecida desse universo, de Jessica Del Carmen Perez: “As crianças especiais, assim como as aves, são diferentes em seus vôos. Todas, no entanto, são iguais em seu direito de voar”.

Texto: Dra. Jessica Mosso – Fisioterapeuta (CREFITO/3: 232839-F)

Referências

Constantines GS, Phillips RL, Davis A, Dornan D, Hogan A. Social inclusion for children with hearing loss in listening and spoken Language early intervention: an exploratory study. BMC Pediatr.: 2017

Feitosa LC, Muzzolon SRB, Rodrigues DCB, Crippa ACS, Zonta MB. The effect of adapted sports in quality of life and biopsychosocial profile of children and adolescents with cerebral palsy. Rev Paul Pediatr.: 2017

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